Serra Negra recebeu equipes de Defesa Civil para treinamento sobre chuvas

Nos dias 23 e 24 de outubro, Serra Negra recebeu representantes de mais de 40 Coordenadorias Municipais de Defesa Civil da região de Campinas. Denominado 2º Treinamento São Paulo Sempre Alerta – Chuvas de Verão 2024/2025, o evento foi uma iniciativa da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Prefeitura de Serra Negra.

Os mais de 200 participantes, agentes e gestores municipais, atualizaram informações para terem atuações efetivas e sistêmicas durante o período de chuvas, visando à redução de riscos de desastres.

Nos dois dias, houve muitas palestras e apresentações. Meteorologistas do Clima Tempo proferiram aulas sobre as condições meteorológicas para o período de chuvas. Uma equipe da Coordenadoria Estadual tratou da importância de formulação de mapas comunitários de risco e de criação de NUPDECS. O Corpo de Bombeiros foi responsável  pela instrução de atendimentos pré-hospitalares básicos em desastres. Representantes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) abordaram a análise de solo e vistoria de campo.

A participação no treinamento auxilia as cidades a pontuarem no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, a cumprir critérios para recebimento do Kit Operação Chuvas de Verão e atingir critérios da Ação de aparelhamento da Defesa Civil Estadual.