Prefeitura de Serra Negra registra avanços no combate às enchentes

A Prefeitura de Serra Negra tem registrado avanços significativos no combate às enchentes. Entre os dias 24 e 25 de outubro, a cidade recebeu 87,6 mm de chuva, volume superior ao de Campinas, onde os 72,4 mm geraram diversos problemas, mas os impactos em Serra Negra foram mínimos.

Esse resultado é atribuído ao Programa de Prevenção e Combate às Enchentes, iniciado em 2021, que incluiu a construção de cinco lagos de contenção, com capacidade total de 10 milhões de litros. Os principais locais são:

• Jardim Serrano e Parque Ecológico Luiz Rodrigues Froes: Novo lago de contenção.
  • Parque Fonte São Luiz: Lago desassoreado e reforçado com meias-canas de concreto para evitar erosão.
  • Complexo Caruso, no Campo do Sete: Dois lagos desassoreados e com calhas aprofundadas.
  • Centro de Convenções Circuito das Águas: Lago limpo e reativado.

Esses lagos temporariamente retêm o excesso de água das chuvas e liberam-na de forma controlada, reduzindo o risco de transbordamento no Ribeirão Serra Negra.

A Prefeitura também realiza a limpeza de ribeirões e desobstrução de redes de drenagem em todos os bairros, garantindo maior segurança e tranquilidade aos moradores.

#SerraNegra #prevenção #enchentes #ods6 #ods8 #ods12