Sucesso da calha invertida para manejo de escorpiões do cemitério foi apresentado a todo o Estado de São Paulo

Sucesso da calha invertida para manejo de escorpiões do cemitério foi apresentado a todo o Estado de São Paulo

A instalação de calhas invertidas nos muros do Cemitério Jardim da Saudade, que reduziram drasticamente e invasão de escorpiões nas residências vizinhas à necrópole local, foi tema de uma exposição apresentada pelo Coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental Sandro Froes.

Intitulada “Implementação de ações de manejo e controle de escorpiões no Cemitério Municipal de Serra Negra – SP”, a apresentação aconteceu no II Webinar para Conscientização e Prevenção dos Acidentes por Escorpiões, que foi parte da II Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo no Estado de São Paulo, promovido pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria Estadual de Saúde.

Sandro Froes apresentou os mecanismos de controle de escorpiões promovidos por sua equipe; como surgiu a ideia de usar os tubos de PVC; custo-benefício do procedimento e vídeos com depoimentos de cidadãos vizinhos ao cemitério, reconhecendo o sucesso da iniciativa.

O investimento total, da Prefeitura de Serra Negra, que implantou o sistema em 2022, foi de R$ 16.156,00 para instalação de 638 metros de calha invertida de PVC. “Fácil instalação, baixo custo e fácil manutenção”, explicou para todo o Estado de São Paulo.

O webinar está disponível no youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ImfCWucbG0o. O vídeo tem 4h30min32s. A explanação do serrano inicia à 2h46min50s e tem 29min46s.