Serra Negra foi sede da 1ª reunião de prefeitos das cidades estâncias do estado

Serra Negra recebeu entre o final da tarde e o início da noite de sexta-feira, 17, a 1ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) deste ano.

O encontro foi realizado no Hotel Firenze e teve a presença do Prefeito Elmir Chedid, dos secretários estaduais Gilberto Kassab, de Governo e Relações Institucionais, e Roberto de Lucena, de Turismo, deputado estadual Edmir Chedid, além de outros prefeitos, vereadores e secretários municipais das estâncias paulistas. O ex-deputado federal Guilherme Campos também compareceu.

A Câmara Municipal de Serra Negra foi representada pelos vereadores Wagner Del Buono (Presidente do Legislativo), César Borboni (Nei), Leonel Franco Atanázio (Léo da Ambulância) e o suplente Eduardo Maciel, vereador em exercício na ocasião.

A principal reivindicação dos municípios é o descontingenciamento de recursos do Governo do Estado, através do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). O Presidente da Associação, Lê Braga, Prefeito de São José do Barreiro, entregou um ofício aos secretários estaduais solicitando o descontingenciamento de recursos.

Tanto Kassab quanto Lucena disseram que o contingenciamento é normal, num começo de governo para tomar conhecimento da situação financeira, tendo em vista que Tarcísio de Freitas assumiu o mandato como governador em janeiro, e que ao longo deste ano os recursos devem ser liberados para que os municípios possam concretizar seus projetos com apoio do Estado.

Também foi ressaltada pelos participantes da reunião a importância de o turismo ter atenção especial do governo estadual com investimentos pela geração de empregos, já que o setor compreende 10% do PIB do estado.

A participação do Poder Legislativo também é considerada fundamental pelo Governo Estadual. O Deputado Edmir Chedid irá liderar uma Frente Parlamentar de apoio às estâncias e municípios de interesse turístico. Também está sendo criada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) uma Comissão Permanente de Turismo.

O Prefeito Elmir Chedid agradeceu a Aprecesp pela iniciativa de realizar o encontro em Serra Negra, o que foi importante para dar destaque ao município no cenário estadual, mas principalmente para discutir o turismo, principal setor da economia desses municípios, de forma conjunta. “Está formada uma equipe de trabalho para que o turismo alavanque, com apoio do governo estadual e do governo federal, com prefeitos e vereadores que são lutadores pelas suas cidades”, disse.

FONTANA DI TREVI

O Prefeito Elmir Chedid também aproveitou para convidar as autoridades a visitarem as obras da Fontana di Trevi em Serra Negra. Gilberto Kassab, Roberto de Lucena, Edmir Chedid e os vereadores caminharam do hotel, próximo à fonte, até o local.