Serra Negra foi sede da 1ª reunião de prefeitos das cidades estâncias do estado

Serra Negra foi sede da 1ª reunião de prefeitos das cidades estâncias do estado

Serra Negra recebeu entre o final da tarde e o início da noite de sexta-feira, 17, a 1ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) deste ano.

O encontro foi realizado no Hotel Firenze e teve a presença do Prefeito Elmir Chedid, dos secretários estaduais Gilberto Kassab, de Governo e Relações Institucionais, e Roberto de Lucena, de Turismo, deputado estadual Edmir Chedid, além de outros prefeitos, vereadores e secretários municipais das estâncias paulistas. O ex-deputado federal Guilherme Campos também compareceu.

A Câmara Municipal de Serra Negra foi representada pelos vereadores Wagner Del Buono (Presidente do Legislativo), César Borboni (Nei), Leonel Franco Atanázio (Léo da Ambulância) e o suplente Eduardo Maciel, vereador em exercício na ocasião.

A principal reivindicação dos municípios é o descontingenciamento de recursos do Governo do Estado, através do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). O Presidente da Associação, Lê Braga, Prefeito de São José do Barreiro, entregou um ofício aos secretários estaduais solicitando o descontingenciamento de recursos.

Tanto Kassab quanto Lucena disseram que o contingenciamento é normal, num começo de governo para tomar conhecimento da situação financeira, tendo em vista que Tarcísio de Freitas assumiu o mandato como governador em janeiro, e que ao longo deste ano os recursos devem ser liberados para que os municípios possam concretizar seus projetos com apoio do Estado.

Também foi ressaltada pelos participantes da reunião a importância de o turismo ter atenção especial do governo estadual com investimentos pela geração de empregos, já que o setor compreende 10% do PIB do estado.

A participação do Poder Legislativo também é considerada fundamental pelo Governo Estadual. O Deputado Edmir Chedid irá liderar uma Frente Parlamentar de apoio às estâncias e municípios de interesse turístico. Também está sendo criada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) uma Comissão Permanente de Turismo.

O Prefeito Elmir Chedid agradeceu a Aprecesp pela iniciativa de realizar o encontro em Serra Negra, o que foi importante para dar destaque ao município no cenário estadual, mas principalmente para discutir o turismo, principal setor da economia desses municípios, de forma conjunta. “Está formada uma equipe de trabalho para que o turismo alavanque, com apoio do governo estadual e do governo federal, com prefeitos e vereadores que são lutadores pelas suas cidades”, disse.

FONTANA DI TREVI

O Prefeito Elmir Chedid também aproveitou para convidar as autoridades a visitarem as obras da Fontana di Trevi em Serra Negra. Gilberto Kassab, Roberto de Lucena, Edmir Chedid e os vereadores caminharam do hotel, próximo à fonte, até o local.