Profissionais de saúde discutiram abordagens sobre suicídio

Profissionais de saúde discutiram abordagens sobre suicídio

Em continuidade à Campanha Setembro Amarelo de Combate ao Suicídio, a Prefeitura de Serra Negra reuniu profissionais de saúde para uma palestra proferida pelo médico-psiquiatra Marcelo Ortiz de Souza.

O encontro ocorreu em 25 de setembro, na sala de reuniões do mezanino do Centro de Convenções/Centro Administrativo Prefeito Jesus Adib Abi Chedid. Organizado pela equipe da Rede de Atenção Psicossocial, teve o objetivo de contribuir para as reflexões sobre o suicídio, abordando o histórico e dados estatísticos importantes ao melhor entendimento do conceito; aspectos como fatores de proteção de risco para tal ato, além de orientação quanto ao melhor manejo das situações de risco e como oferecer apoio e cuidado às pessoas em risco.

Marcelo Ortiz frisou a importância de acolher a pessoa em situação de risco, que afirme ideação e planejamento suicida, destacando a importância de ouvir, uma vez que, muitas vezes a pessoa sente solidão, não é ouvida. Também houve a recomendação de não se fazer julgamento ou crítica.

O ato de escuta foi observado por Dr. Marcelo como fundamental para o acolhimento verdadeiro às pessoas que têm dificuldades em dizer sobre seus problemas, incentivando e oferecendo apoio para buscar ajuda profissional.

Importante destacar que o serviço de saúde mental, inserido na rede municipal, está estruturado para receber pessoas com esse tipo de sofrimento, com histórico de tentativas anteriores e para isso, basta procurar às Unidades de Saúde e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para orientações e avaliações necessárias.

Na necessidade de maiores informações, entrar em contato pelo fone 19 3892 7681.

3