Prevenção ao suicídio foi tema de ação no Centro de Serra Negra

A iniciativa é parte da Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio

Prevenção ao suicídio foi tema de ação no Centro de Serra Negra

A Prefeitura de Serra Negra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 16, uma ação de conscientização à saúde mental, na Praça Prefeito João Zelante. A iniciativa é parte da Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. Em 2022, o tema escolhido foi: A vida é a melhor escolha. A data de 10 de setembro foi escolhida como Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

O objetivo foi oferecer informações que levem à reflexão, quanto à valorização da vida e alertar sobre o sofrimento mental das pessoas, o que pode levar ao suicídio.

Nas abordagens em Serra Negra, além de informações, o profissionais de saúde entregaram botons e girassóis feitos com papel e palito de sorvete com frases que estimulam e orientam sobre questão ligadas ao suicídio.

A rede de atendimento psicológico de Serra Negra pode ser acessada a partir da unidade de saúde mais próxima.

O Brasil registra em média 14 mil suicídios por ano, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida diariamente no país. Dados do Ministério da Saúde mostram que houve um aumento de 43% no número anual de mortes, passando de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019.

Números mostram a faixa etária dos casos: (0 a 9 anos): 144 notificações de suicídio; adolescentes (10 a 19 anos): 3.119 notificações; adultos (20 a 59 anos): 6.944 notificações e idosos (60 anos ou mais): 189 notificações.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.