Operação Corta Fogo em discussão na Prefeitura

Na segunda-feira, 22 de maio, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Wanderlei Lona reuniu-se com o coordenador da Defesa Civil Ronaldo Gonçalves, assessora Elisabete Freitas e o cabo/PM Yuri Marcelino, que representava o comandante da Base dos Bombeiros 1º sargento PM Anderson Perna, para discutir o andamento da Operação Corta Fogo em Serra Negra.

Na pauta, a realização do curso para novos brigadistas de incêndio, desenvolvimento de ações conjuntas e possibilidade de alterações na lei municipal que trata da proibição de queimadas por toda a cidade.

Operação Corta Fogo é o nome popular do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo que visa: diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

“Criação e treinamento de brigada de incêndio, reflorestamento de áreas desmatadas e matas ciliares, reativação do viveiro de mudas” consta do Item 6 – Meio Ambiente, do plano de governo do Prefeito Elmir Chedid.

A Operação Corta Fogo atende às disposições dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em seus itens: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; 15 – Vida Terrestre e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.