MAIS DE 1.300 CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS REALIZADAS DESDE 2021

Em 28 de junho, médicos de uma empresa contratada e servidores da Secretaria de Saúde de Serra Negra atenderam 60 pacientes locais no Hospital Santa Rosa de Lima para a realização de cirurgias de catarata e pterígio. Desde janeiro de 2021 já foram mais de 1.300 cirurgias.
A municipalidade realizada periodicamente esses procedimentos com a finalidade de evitar a criação de filas de espera para essas cirurgias que, em outros locais, são realizadas em mutirões promovidos pelo governo do estado.
A execução dos procedimentos aos sábados é pensada para reduzir as faltas, uma vez que diminui muito a possibilidade, tanto de pacientes, quanto de acompanhantes, faltarem em função das suas atividades laborais.
A cirurgia de catarata é indicada quando a opacidade do cristalino (a lente natural do olho) começa a interferir na qualidade de vida do paciente, causando perda de visão, dificuldade em atividades cotidianas e, em casos mais avançados, risco de cegueira. A cirurgia é o único tratamento eficaz para restaurar a visão e a qualidade de vida, substituindo o cristalino opaco por uma lente artificial que é comprada pela Prefeitura. Ao deixar o hospital, o paciente recebe os medicamentos necessários, gratuitamente, além do termo de garantia da lente.
Já cirurgia de pterígio é fundamental para preservar a saúde ocular, especialmente quando a lesão causa desconforto, prejudica a visão ou compromete a estética do olho. Além de aliviar sintomas como ardência, vermelhidão e sensação de corpo estranho, o procedimento ajuda a evitar o avanço da membrana sobre a córnea, prevenindo danos permanentes à visão.
#serranegra #saúde #cirurgiasoculares #ods3 #ods10 #ods11