Fórum reúne principais lideranças do Circuito das Águas

Evento será no dia 4 de agosto e tem como objetivo reunir lideranças de todos os segmentos para discutir o futuro da região com base no desenvolvimento econômico, social e ambiental

Fórum reúne principais lideranças do Circuito das Águas

No próximo dia 4 de agosto, o município de Jaguariúna será palco do Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista, encontro com o objetivo de apresentar uma agenda de ações estratégicas para a região ao entender o cenário atual, reconhecer os desafios e oportunidades para auxiliar no desenvolvimento econômico, social e ambiental dos nove municípios. O evento acontece no Teatro Dona Zenaide, a partir das 18h e foram convidados empresários, empreendedores, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores, autoridades e lideranças regionais.

O Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista faz parte do Programa Líder do Sebrae, que já foi aplicado em 68 regiões em todo o Brasil e reúne, aproximadamente, 3,3 mil líderes comprometidos com o desenvolvimento de suas regiões.

Entre os objetivos do programa estão reunir líderes qualificados, promover uma gestão pública inovadora, inclusão social por meio do empreendedorismo e um ambiente favorável para os negócios, criando uma rede de desenvolvimento protagonista, capacitada e representativa. Desta forma, o projeto reúne lideranças do poder público, de entidades privadas e terceiro setor.

"Estamos em um momento de retomada econômica e o programa Líder se faz necessário ainda mais nestes cenários, pois tem como foco a cooperação entre os municípios visando um bem comum. Temos, ainda, uma rede de parceiros pensando e atuando em busca das oportunidades e preparando os municípios para encarar os desafios sempre em prol do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região", comenta o gerente regional do Sebrae-SP, Nilcio Freitas.

Inédito do Estado de SP

Composto pelos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, o Circuito das Águas Paulista é a primeira região do Estado de São Paulo a participar do programa Líder.  Os trabalhos prévios tiveram início em 2019 e agora entram em sua terceira fase, de implantação, além de trazer amplo conhecimento para seus eixos e resultados iniciais.

Inicialmente o grupo de líderes foi formado pelo Sebrae com cinco pessoas de cada cidade, que representavam diferentes segmentos, incluindo a gestão pública, o terceiro setor e o setor privado. As reuniões ocorriam a cada 40/50 dias, por um dia e meio, integralmente, visando criar um grupo coeso e conectado, conhecer a região, programas de outras regiões e refletir sobre o futuro para todas as cidades do Circuito das Águas Paulista.

Deste Fórum sairá uma agenda de desenvolvimento com ações estratégicas prioritárias a serem realizadas no território por seus agentes locais, a partir de uma projeção futura comum pactuada em um processo de construção coletiva, entre outros resultados e trabalhos que serão apresentados durante o evento.

Sobre o Programa Líder

O Programa Líder é uma estratégia de mobilização, qualificação e integração de lideranças que estimula o alinhamento local e permite a convergência das políticas de fomento municipais, estaduais e federais, sejam públicas ou privadas, com ênfase na criação do ambiente favorável para promover os negócios e o desenvolvimento econômico sustentável regional.

O Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista envolve o Sebrae em suas esferas nacional, estadual e regional e depois será disponibilizado para ampla divulgação do programa Líder e da agenda de ações para o desenvolvimento responsável do Circuito das Águas Paulista.

Legenda:

As fotos são dos trabalhos iniciais; agora será um fórum com toda a sociedade