EM 4 DIAS CEMADEN REGISTOU 179,6 MM DE CHUVA EM SERRA NEGRA
Desde 2021, a Prefeitura de Serra Negra vem desenvolvendo um amplo trabalho de prevenção e combate a enchentes, com o objetivo de evitar prejuízos à população e ao comércio local, garantindo mais tranquilidade e segurança aos serranos.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, o período entre 29 de outubro e 2 de novembro registrou 179,6 milímetros de chuva no município. Em 29 de outubro choveu 70 mm; em 30 de outubro, 14,2 mm; no dia 31, 36,6 mm; e em 2 de novembro, 58,8 mm. Mesmo com o volume expressivo, não houve transbordamento do Ribeirão Serra Negra, evidenciando a eficiência das medidas preventivas adotadas pela Administração Municipal.
Além das desobstruções periódicas dos cursos d’água — como o próprio Ribeirão Serra Negra — e da limpeza constante das redes de águas pluviais e bocas de lobo em diversos pontos da cidade, a Prefeitura mantém ativo um programa de implantação e manutenção de lagos de contenção, conhecidos popularmente como piscinões.
Esses reservatórios têm a função de reter temporariamente o excesso de água das chuvas, liberando-o de forma controlada e reduzindo significativamente o risco de transbordamentos.
Atualmente, estão em funcionamento os seguintes lagos de contenção:
• Jardim Serrano e Parque Ecológico Luiz Rodrigues Froes – novo lago de contenção;
• Parque Fonte São Luiz – lago desassoreado e reforçado com meias-canas de concreto para evitar erosões;
• Complexo Caruso (Campo do Sete) – dois lagos desassoreados e com calhas aprofundadas;
• Centro de Convenções Circuito das Águas – lago reativado.
As ações integram o planejamento contínuo da Prefeitura de Serra Negra voltado à prevenção de desastres naturais e à proteção da população, reforçando o compromisso da Administração com a segurança e o bem-estar de todos.
#SerraNegra #prevenção #enchentes #ods6 #ods8 #ods12