Elmir Chedid reuniu-se com equipe da Secretaria de Educação

Intuito é ajustar os rumos das políticas públicas de educação do município

Elmir Chedid reuniu-se com equipe da Secretaria de Educação

Em uma sala do mezanino do Centro de Convenções, na manhã de quinta-feira, 23 de junho, o Prefeito Elmir Chedid reuniu-se com a Secretária de Educação e Cultura Rita Pinton, suas assessoras, coordenadoras e diretoras de escolas municipais, servidoras em cargos considerados como de suporte pedagógico, para ajustar os rumos das políticas públicas de educação do município. Novas unidades escolares e mais atenção com as crianças foram os temas centrais.

Após agradecer o trabalho de todos os profissionais de educação da Prefeitura, Elmir Chedid lembrou que o processo para a elaboração do plano de carreira da Secretaria de Educação foi produzido durante sua primeira administração (1997/2000). Disse ainda que o início da mudança na educação ocorreu naquele período, quando ele suportou as pressões do Governo do Estado e não aderiu ao programa de municipalização do ensino. “As cidades que aderiram estão passando por muitas dificuldades hoje”.

O Prefeito também fez referência à importância da integração entre Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade. Depois explicou aos presentes que seu objetivo é fazer com que todas as escolas tenham qualidade de atendimento aos alunos, merenda e realização de eventos, todos com o mesmo padrão de qualidade, sempre o mais alto possível. “Nesse sentido as escolas municipais têm de ser todas iguais”, disse.

Depois, lembrou que a retomada da economia está "reempregando" pais e mães da cidade. “Não podemos deixar os tutores sem vagas para as crianças nas escolas”, justificando a ampliação da EMEB do Loteamento Nova Serra Negra, a construção de uma unidade do Programa Creche Escola no Bairro das Três Barras e a construção de uma nova unidade na Avenida Santos Pinto, no centro.

Em seguida a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid disse às diretoras que na Campanha do Agasalho 2022 estão sendo atendidas 520 famílias. Pediu que orientem suas equipes a avaliar as crianças quanto a roupas e calçados em mau estado de conservação e presença na escola sem agasalhos em dias frios, comunicando o Fundo Social para que se avalie a necessidade ou não de ajuda. “Essa integração com o Fundo Social para garantir que as crianças tenham boa nutrição e boa visão (com entrega de óculos aos que precisam)”, concluiu.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Daniele Pachioni, pediu atenção das servidoras quanto ao comportamento das crianças sobre possibilidade de violação de direitos. “As crianças criam laços com professoras, atendentes e merendeiras. Esse pessoal das escolas pode acessar situações das famílias em casos de violência psicológica e violência física. O que foge do habitual sinaliza que algo pode estar errado”, disse.

Segundo a Secretária, antes da pandemia, Serra Negra tinha, em média, quatro crianças e adolescentes alocados no abrigo contratado pela Prefeitura em Jaguariúna. Durante a pandemia, houve crescimento próximo dos 400% nessa demanda, com 13 pessoas nessa situação atualmente. “Esse é um efeito social da pandemia”, disse Daniele Pachioni.

Também se manifestaram o Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Rita Pinton e o diretor de Recursos Humanos James Godói.