Descerrada placa que dá nome à base local da Polícia Militar

Descerrada placa que dá nome à base local da Polícia Militar

Com a participação de familiares do homenageado e de integrantes da corporação em Serra Negra, o Prefeito Elmir Chedid e o Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê descerraram a placa em que se presta homenagem ao Sargento Olívio Bueno de Toledo com o nome da sede da Polícia Militar do Estado de São Paulo no município, na manhã de 26 de outubro.

Localizado na Rua Orlando Poleto, 141, o prédio foi concluído e entregue à PM em 1997, durante a primeira administração de Elmir Chedid (1997/2000). A lei municipal nº 2.349 de 15/12/1997 que concedeu o nome ao local, foi de autoria do então vereador Antônio Benedito Fioravante (Tonhão).

“É um prazer poder fazer essa homenagem, algo que deveria ter ocorrido lá atrás”, explicou o Prefeito Elmir Chedid. “Espero que a Polícia Militar continue trabalhando com a determinação que lhe é peculiar. É uma corporação que eu respeito muito. Sei que vai continuar trabalhando para que Serra Negra continue sendo a cidade segura que é. Obrigado à família que trabalhou e trabalha por Serra Negra”. O Prefeito fez uma referência especial ao professor Geraldo Toledo (filho do homenageado), de quem foi aluno, agradecendo o que lhe foi ensinado. Sobre o homenageado disse ter “certeza que ele cumpriu sua missão, deixando um legado para toda a corporação”, finalizou.

“Hoje eu agradeço ao Prefeito Elmir. Ninguém tinha dado esse carinho e essa atenção que foi muito importante para nós da família. O prédio é importante para a atividade de segurança pública e uma honra para nós que leve o nome do sargento Olívio”, disse Giovana Helena Vicentini, neta do homenageado, representando a família.

“Para a Polícia Militar é uma honra e muito importante ter o nome de um praça em nosso prédio”, disse o 1º Sargento PM Rodrigo Thomé Augusto, comandante do 1º pelotão da Polícia Militar de Serra Negra. “agradeço o Prefeito Elmir Chedid pelo apoio que sempre nos dá na manutenção dessa instalação e tudo o que precisamos para fez um trabalho de excelência em Serra Negra”.

Sobre o Sargento Olívio Bueno de Toledo*

Olívio Bueno de Toledo era filho do casal Bellarmina Alves e Benedito Bueno de Toledo, nascido aos 9 de abril de 1926, em Serra Negra. Fez curso de 1º grau em Amparo, de 1935 a 1942, na Escola Luís Leite.

Iniciou suas atividades profissionais na Casa da Manhã, em 1940, como aprendiz de sapateiro, despontando, desde então, como um profissional dedicado, responsável, ganhando o respeito de todos, não só pelo sério cumprimento de seus deveres, mas também por sua humildade, seriedade e honestidade.

Foi buscar melhores condições salariais, ingressando na Companhia Municipal de Transportes Coletivos (C.M.T.C.), em São Paulo-SP, onde permaneceu de 1948 a 1951, destacando-se entre os outros profissionais pela prestatividade no trato dos usuários da linha Brás – Santo Amaro, na capital paulista.

No mesmo ano em que deixou de trabalho na C.M.T.C., ingressou na Polícia Militar, servindo no Batalhão de Guardas, na cidade de São Paulo.

Em 1953, foi destacado em Serra Negra.

Durante todo o período em que trabalhou como policial militar alcançou o respeito e a admiração da comunidade, por não se preocupar somente em defender as causas da segurança pública. Ao lado de suas funções demonstrou, não só competência policial, como também atendia e orientava a população, prestando-lhe diversos outros serviços de caráter eminentemente comunitário e social.

Reformado em 1978, deixou exemplos às gerações futuras, tendo feito da carreira militar verdadeiro sacerdócio, o que é motivo de aplausos constantes de toda a cidade de Serra Negra, o que deve ser perpetuado, pois sua vida foi uma semente a contribuir para o progresso e bem-estar de nossa comunidade.

*Texto extraído da justificativa do projeto de lei nº 96 de 1997 que culminou com a aprovação da Lei municipal nº 2.349 de 15/12/1997.