AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE CONTINUAM

AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE CONTINUAM

Em 10 de maio, a equipe de controle da dengue realizou aplicação de larvicida biológico, por meio de pulverização com bomba veicular, para controle do mosquito aedes aegypti nos quarteirões da Vila Dirce.

O produto utilizado não agride o meio ambiente e a saúde das pessoas ou dos animais, apenas age nas larvas dos mosquitos em criadouros de difícil acesso aos agentes públicos.

         Dengue, Chikungunya e Zika Vírus estão entre os principais desafios à saúde pública no mundo, uma das alternativas conhecida para a prevenção é o controle do mosquito transmissor: o aedes aegypti.

           Entre os métodos de controle existentes, o biológico, utilizando cepas do bacillus thuringiensis israelensis (BTI) vem se destacando pela sua eficiência e segurança na aplicação, altamente seguro ao homem, ao meio ambiente. Com alta eficiência na mortalidade de larvas de mosquitos é aprovado para uso em água potável, recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e pela Organização Mundial da Saúde.

         O ingrediente ativo de Vectobac® WG é composto de cristais e esporos que, aplicados na água, são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, cessando sua atividade.

 

#SerraNegra #ods3 #ods10 #ods11