A FONTANA DE TREVI BRASILEIRA: UM PEDAÇO DE ROMA EM SERRA NEGRA

A FONTANA DE TREVI BRASILEIRA: UM PEDAÇO DE ROMA EM SERRA NEGRA

No coração do Circuito das Águas, em Serra Negra, interior de São Paulo, os visitantes se surpreendem ao encontrar uma elegante réplica da icônica Fontana di Trevi, um dos monumentos mais famosos de Roma. Assim como sua irmã italiana, a fonte serrana atrai turistas de todo o país, não apenas por sua beleza arquitetônica, mas também pela tradição mágica que carrega: o ritual de jogar moedas e fazer um pedido.

Inspirada no estilo barroco da original, a Fontana de Trevi de Serra Negra reproduz a grandiosidade das esculturas mitológicas e o movimento das águas que encantam na Itália. Enquanto em Roma a lenda diz que jogar uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo garante o retorno à Cidade Eterna, em Serra Negra, o gesto simboliza a esperança de voltar à aconchegante estância climática – ou simplesmente a realização de um desejo.

A iniciativa da prefeitura em trazer essa obra para o Brasil vai além do turismo: é uma forma de conectar os visitantes a uma tradição secular, democratizando um pouco da cultura europeia em solo brasileiro. Quem passa por ali pode sentir-se, por um momento, em uma praça romana, mas com o charme e a hospitalidade típicos do interior paulista.

Angelito Neto - Escritor