Projeto Casa Dia volta a atender idosos

Projeto Casa Dia volta a atender idosos

Nesta segunda-feira, 24 de abril, o Projeto Casa Dia da Prefeitura de Serra Negra retomou o atendimento. Na última quinta-feira, 20, foi realizada uma cerimônia para marcar o reinício das atividades, com a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, parceira da Prefeitura na iniciativa. O evento ocorreu no Recanto São Francisco de Assis, onde também acontecerão as atividades.

O Projeto funciona desde abril de 2010. Em maio de 2020 teve de ser paralisado em função da pandemia causada pela covid-19. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social manteve o contato com os idosos, produzindo e enviando apostilas com atividade para as famílias, apoio de psicóloga por meio de vídeos e contatos por whatsapp.

Na quinta-feira, 20 de abril, aconteceu uma cerimônia para marcar o reinício das atividades do Projeto com a assinatura de um termo de cooperação. O evento ocorreu no Recanto São Francisco de Assis, parceiro da Prefeitura na iniciativa. O Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê representou o Prefeito Elmir Chedid.

“Parabéns à Secretaria de Assistência Social e ao Fundo Social, capitaneado pela Deborah Chedid, e todos os funcionários envolvidos nesse grandioso projeto, prestando esse excelente serviço aos ‘jovens’ da terceira idade”, comentou o Chefe de Gabinete.

“O objetivo desse projeto é manter o convívio social, os vínculos comunitários e familiares, evitando que esses idosos sejam encaminhados para instituições de longa permanência (asilos). Todas as atividades visam desenvolver a parte física e estimulação cognitiva e é com muita alegria que estamos retomando as atividades de uma forma remodelada para atender um número maior de idoso”, comentou a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Daniele Pachioni.

Também estiveram presentes a ex-primeira-dama Zaira Antunes Franchi, esposa do Vice-Prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi – “Bimbo” (em memória), a Vereadora Ana Bárbara Regiani Magaldi, entre outros secretários, servidores municipais e familiares dos idosos.

Com uma nova organização, o Casa Dia continua oferecendo transporte gratuito aos beneficiários à porta de casa, oferecendo café da manhã, almoço e café da tarde e levando-os de volta para casa.

Como novidades estão a ampliação da capacidade de atendimento de 20 para até 28 pessoas, contração de um; servidor público com o cargo de orientador social, encarregado de fazer cumprir o plano de atividades previstos, permanecendo o dia todo à disposição dos beneficiários; contratação de oficineiros que vão oferecer aulas de expressão corporal, ioga, dança sênior e educação física, além de uma psicóloga fazendo atendimento aos idosos e famílias, quando necessário.