Inauguração da réplica da Fontana di Trevi repercute em todo o país
Obra é uma homenagem à cultura da cidade, influenciada pela imigração italiana, e uma forma de impulsionar o turismo na região

Atraindo holofotes de todo o Brasil, a Fontana di Trevi em Serra Negra foi inaugurada na noite de sexta-feira, 12. Construída na Av. Campos Vergal, rua de trás da atual sede do Poder Executivo, no Centro, o monumento tem o objetivo de atrair visitantes e alavancar o turismo, principal setor econômico do município e da região, e antes mesmo da inauguração já havia sido destaque em toda a mídia nacional.
Cercada de expectativas, a programação da cerimônia de inauguração contou com diversas homenagens e apresentações, a maioria relacionadas à Itália.
Antes do início da cerimônia foi possível acompanhar uma exposição sobre a história da Fontana di Trevi e imagens do monumento, em Roma, e da construção da réplica, em Serra Negra.
No começo da cerimônia foi exibida a audiodescrição da obra, que é inclusiva para cegos. A Corporação Musical Lira de Serra Negra, com mais de 100 anos de atividades, executou os hinos Nacional e de Serra Negra e as músicas Funiculi Funicula e Tarantella. O cantor Tony Angeli interpretou o hino da Itália.
Nos discursos, as autoridades destacaram a obra como um marco para o turismo no estado de São Paulo.
“Foi um sonho. Dias e dias de projetos e lutas por parte do secretariado, servidores municipais e da empresa que executou a obra (Angeli, vencedora de processo licitatório). A obra é feita com materiais resistentes para aguentar o tempo. Fico feliz e agradecido. Estamos investindo muito na saúde, na educação e na infraestrutura. Mas não podemos deixar de lado o turismo, pois vivemos do turismo e no que pudermos melhorar esse setor vamos gerar mais emprego e renda para a população”, disse o Prefeito Elmir Chedid.
O Secretário de Estado de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, representando o Governador Tarcísio de Freitas, comentou sobre a satisfação do Governo do Estado em apoiar o investimento, com apoio do Deputado Estadual Edmir Chedid, através de convênio com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), que repassou cerca de R$ 505 mil do montante de R$ 1,6 milhão para a obra, sendo o restante em recursos da Prefeitura.
“É emocionante poder participar desse momento tão festivo, quando Serra Negra, na inspiração do Prefeito Elmir Chedid, entrega este presente para o estado de São Paulo e para o Brasil. Aqui temos certamente um emblema que será um dos mais queridos atrativos turísticos do nosso estado. O Governador está no exterior e por isso não esteve aqui aplaudindo o Prefeito e Serra Negra, mas o coração dele está aqui e ele nos incumbiu de trazer um abraço nessa noite maravilhosa que traz um pouco mais da Itália para o estado nas vésperas dos festejos dos 150 anos da imigração italiano no estado de São Paulo. É uma satisfação trazer a assinatura do governo do estado de São Paulo, reconhecendo a importância desta obra magnífica”, afirmou.
Também discursaram Carlos Sampaio - Deputado Federal; Anderson Occhiuzzo - Presidente da Societa Culturale Italo-Brasiliana de Serra Negra; Alberto Salvatore Mayer - Presidente do COMITES SP - Comitê dos Italianos no Exterior de São Paulo; Wagner da Silva Del Buono - Presidente da Câmara Municipal; Rodrigo Demattê Angeli - Chefe de Gabinete da Prefeitura de Serra Negra, representando o Deputado Estadual Edmir Chedid e Guilherme Afif Domingos - Secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo.
Foram homenageados com entrega de flores Oswaldo Saragiotto (cravos), pelo Prefeito Elmir Chedid, e Aurora Duzzi (rosas) pela Primeira-Dama Deborah Chedid, descendentes de italianos com mais de 100 anos de idade no município e também as senhoras Marilis Reginato Abi Chedid (mãe do Prefeito Elmir Chedid e primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra no período de Jesus Chedid como Prefeito), Deborah Chedid (Presidente do Fundo Social de Solidariedade), Zaira Antunes Franchi (ex-primeira-dama e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade no período em que Antonio Luigi Ítalo Franchi - Bimbo foi Prefeito) e Juliana Finatti, Juíza da 1ª Vara da Comarca de Serra Negra.
Três placas foram descerradas. A primeira em homenagem a Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo), Vice-Prefeito (em memória), que completaria 84 anos nesta data, com a presença da esposa Zaira Antunes Franchi e do filho Demétrius Franchi; a segunda placa com os dizeres oficiais do Governo de SP; e a terceira com o nome de autoridades municipais do Poder Executivo e vereadores.
Após o descerramento das placas, o sistema de iluminação da fonte foi ligado e o acesso liberado. Moedas foram jogadas pelo público presente e todo o montante será revertido para os projetos do Fundo Social de Solidariedade em prol das famílias em situação de vulnerabilidade. A queima de fogos silenciosos foi patrocinada pessoalmente pelo Prefeito Elmir Chedid e o Deputado Estadual Edmir Chedid, sem dinheiro público envolvido.
Em seguida, no palco ao lado da fonte, foram realizados shows com Tony Angeli e com o trio A Bela e os Tenores, formado por Giovanna Maira, Jorge Durian e Armando Valsani, com espetáculo A Bela Itália, e que apresenta programa todos os sábados na Rede Vida.
No dia seguinte e durante toda a semana, houve um grande fluxo de moradores e visitantes contemplando a fonte, o que deve seguir neste final de semana e durante muitos anos, tornado Serra Negra uma referência ainda maior do turismo no país.