Vocação Turística
Serra Negra só começou a ficar nacionalmente conhecida na década de 40, quando suas águas começaram a ser usadas para tratamento de saúde.
De lá para cá, sua vocação turística natural como Estância Turística começou a atrair visitantes de todo o Brasil, inclusive do exterior. Sua população residente é atualmente de 29.894 mil habitantes com estimativa para 2024 de 30.920 mil habitantes, número que chega a “triplicar” em épocas de temporada e de feriados.
Podemos continuar pelo turismo rural nas diversas propriedades que desenvolvem o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos e também na fabricação de laticínios, vinhos e cachaças que é tradicionalmente conhecida como a rota do Queijo e Vinho, e as mais belas paisagens naturais que leva os turistas a chamar Serra negra de a Toscana Brasileira.
Um grande atrativo da cidade é a reconhecida diversidade de opção de compras nas ruas da cidade, reconhecida como um "shopping a céu aberto", que oferecem variedades de produtos em lã, couro, linha, malha artesanatos, sapatos, bolsas, cosméticos, além de restaurantes e bares aconchegantes para apreciar o clima da montanha. Sendo válido destacar que o comércio local fica aberto de segunda a segunda-feira, das 9h às 18h, inclusive feriados, sendo um dos poucos na região aberto para atender a todos que venham nos visitar.
Uma das novidades de Serra Negra, é a Fontana Di Trevi em Serra Negra, que reproduz um dos monumentos mais visitados do mundo, localizado em Roma-ITA. A obra é uma homenagem à cultura italiana, com fortes laços no município devido à massiva imigração ocorrida principalmente no século 20.
Serra Negra tem como característica especial o lazer e o descanso, 5 rotas de turismo rural, 6 rotas para mountain bike, 4 rotas de speed bike, 3 rotas de motociclismo e 3 rotas de caminhada, atividades de aventura, compras e gastronomia. Seu público-alvo é a família da classe média e média alta na maioria e também namorados e amantes da natureza.
O município faz parte do Circuito das Águas Paulista que é constituído por 9 destinos: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Os municípios que o integram produzem juntos 55% da água mineral consumida em todo o País.