Violência contra idosos é tema de palestra promovida pelo Fundo Social de Solidariedade

Foram abordados os tipos de violência, focando na negligência, no abandono, na violência física, psicológica e material

O Fundo Social de Solidariedade realizou na última quarta-feira, 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma palestra com a Psicóloga Daniele Pachioni, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, no Centro de Convivência da Melhor Idade. O intuito foi a conscientização, esclarecendo sobre os tipos de violência e onde denunciar para tirar esse idoso dessa situação de sofrimento.

A psicóloga explicou o conceito de violência. “Muitas vezes as pessoas acabam sofrendo violência mas não reconhecem. Falamos sobre os tipos de violência, focando na negligência, no abandono, na violência física, psicológica e material”, disse.

Os canais de denúncia também foram reforçados com os participantes: Polícia Militar (190) Guarda Civil Municipal (153), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Disque 100, que permite denúncia anônima de forma rápida e prática.

“Se alguém estiver passando por uma situação dessas é importante denunciar, pois só assim rompemos com esse ciclo de violência”, frisou Daniele.

A palestra teve bastante interação e muitos contaram situações, relatos e tiraram dúvidas sobre situações específicas. A Presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid esteve presente e interagiu com os participantes. “Queremos levar para eles conhecimento para que possam ficar alertas e ter, além dos canais de denúncia, apoio do Fundo Social e da equipe da Melhor Idade”, concluiu.