Prefeitura e Polícia Civil realizam palestra com delegada regional sobre violência contra a mulher

Na palestra, diversos temas foram abordados pela delegada, como a necessidade de informação e orientação principalmente aos jovens, atuação dos policiais civis, militares, guardas e outros setores no atendimento, que deve ser voltado ao acolhimento à vítima.

O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Polícia Civil, realizaram na manhã desta quinta-feira, 12, a palestra “Quem confia denuncia”, com a delegada coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior de Campinas (Deinter 2) Maria Helena Taranto Jóia. O evento tratou de detalhes do ciclo de violência contra mulher e da rede de atendimento a esse crime.

O Prefeito Elmir Chedid, a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid, a Juíza da 1ª Vara da Comarca de Serra Negra Juliana Finatti, os vereadores Anna Beatriz Scachetti e Roberto Sebastião de Almeida, o Delegado de Serra Negra Rodrigo Cantadori, o Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê Angeli, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Daniele Pachioni, o sargento da Polícia Militar Rodrigo Augusto o comandante da Guarda Civil Marcelo Bocato compuseram a mesa de honra.

Secretários municipais, servidores públicos, profissionais de segurança, assistência social, educação e saúde em geral também estiveram presentes, totalizando cerca de 80 pessoas.

Antes da palestra, o Prefeito agradeceu a delegada pela atenção com Serra Negra. “É muito importante termos iniciativas como essas em nossa cidade. Serra Negra é uma cidade brilhante, linda, que tem um povo trabalhador, clima e vegetação maravilhosos e dificilmente vamos achar em outros lugares do mundo, mas tem problemas também, entre eles a agressão à mulher e temos que atuar para denunciar e combater”, comentou.

Elmir Chedid também agradeceu à Câmara Municipal, em nome dos vereadores presentes, pela aprovação aos projetos da Prefeitura em prol da cidade e colocou a estrutura de Serra Negra à disposição para que a Polícia Civil realize os eventos que forem precisos.

“É muito importante o engajamento de todos os setores da sociedade e da rede de atendimento. Somente com a propagação de informações e ideias é que conseguimos o combate efetivo à violência doméstica”, comentou a delegada.

Além da conscientização, também foram tratados de projetos da Polícia Civil através do Deinter 2, como a Brinquedoteca “Infância Feliz”, instalada também na Delegacia de Serra Negra, num trabalho em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

“Esse tipo de ação traz uma possibilidade maior de acolhimento às vítimas, que as usuárias se sintam num espaço seguro para que possam denunciar. ‘Quem confia denuncia’ significa desafiar os setores da sociedade para que vença a confiança. A mulher precisa ser bem atendida. Somente com uma prática humanizada é que vamos conseguir esse resultado”, acrescentou.

“Com certeza Serra Negra é uma referência no atendimento. Cada vez mais o município vem se esforçando para prestar um melhor atendimento na delegacia às usuárias e nos serviços e contamos com a parceria da Prefeitura, que sempre é acolhedora e está tentando fazer o melhor para os munícipes e cidadãos”, concluiu.

Após a palestra, os espectadores realizaram perguntas à delegada. Em seguida, no encerramento, Deborah Chedid se colocou à disposição para o melhor atendimento possível às mulheres vítimas de violência doméstica. “Nós estamos à disposição no Fundo Social, não tem dia e não tem hora, e tenho certeza que a Dani [Secretária de Assistência Social], com toda equipe do CREAS [Centro de Referência Especializado em Assistência Social] e do CRAS [Centro de Referência em Assistência Social] também. Tenho certeza que também podemos contar com a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, o Dr. Rodrigo e equipe da Polícia Civil, da Dra. Juliana e todo o Judiciário formando uma corrente de apoio a essas mulheres”, destacou.

Professora no projeto Guarda Mirim, Adriana Marchi Patrício comentou que palestras como essas são fundamentais para sua atuação junto aos adolescentes.

“Trabalho com serviço de fortalecimento de vínculos e acredito que esse tipo de informação é fundamental para alertar as adolescentes sobre a condição de se empoderar, terem o destino nas mãos, não se permitirem qualquer tipo de violência, física ou psicológica. Acho que esse é o nosso papel, de orientar, informar e conduzi-los por um caminho melhor. Agradeço muito a Prefeitura por trazer esse tipo de conhecimento. Achei a Dra. [Maria Helena Joia] maravilhosa, com muita humildade e conhecimento. O trabalho dela é fundamental e parabenizo demais a Prefeitura pela iniciativa”, disse.