Inaugurada reforma de acessibilidade, pintura e paisagismo da Fonte Norma Testa Filippi

Na manhã deste domingo foram inauguradas as obras de reforma de acessibilidade, pintura e paisagismo da fonte localizada no Convívio Serrano, denominada “Norma Testa Filippi”, em homenagem a uma das pioneiras do empreendedorismo feminino em Serra Negra, conforme a Lei Municipal nº 4.553/2022, sancionada pelo Prefeito Elmir Chedid, a partir de projeto de lei de autoria dos vereadores Renato Giachetto e Roberto Sebastião de Almeida.

Dona Norma, como era conhecida, conforme informações apresentadas em discurso por Pedro Paulo Filippi, um de seus filhos, nasceu no Bairro da Serra em 10 de setembro de 1926. Filha de imigrantes italianos, trabalhou na lavoura de café até se casar com Carlos Filippi (em memória), em 1947, quando mudou-se para a cidade. Dona norma e o marido abriram o comércio que seria parte indissociável de sua própria história de vida: a Papelaria e Livraria Nossa Senhora Aparecida. Tiveram quatro filhos: Maria Cristina, Carlos Filippi Junior (em memória), Maria José e Pedro Paulo.

Falecida em 4 de novembro de 2021, aos 95 anos, dona norma deixou filhos, netos, muita saudade e uma história de vida que serve de exemplo para todos.

Pedro Paulo definiu sua mãe como uma “fonte de inspiração”, de modo que homenageá-la com o nome de uma fonte se faz providencial.

O Prefeito Elmir Chedid ratificou as palavras e enfatizou a importância de Dona Norma para o comércio da cidade, como uma referência para gerações de estudantes serranos e turistas e contou histórias de quando frequentava o estabelecimento, quando criança e estudante em Serra Negra, juntamente com seu irmão gêmeo Edmir Chedid, hoje deputado estadual.

Os vereadores Wagner Del Buono (Presidente da Câmara), Beraldo Cattini e Eduardo Barbosa também exaltaram o legado de Dona Norma e definiram o local como um agradável ponto de lazer, em que a Prefeitura procurou deixar à altura do que ela merece.

Compareceram também a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid, o Chefe de Gabinete Rodrigo Demattê, os secretários municipais Carlos Tavares (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Danilo Mainente (Esportes e Lazer), Wanderlei Lona (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Rita Pinton (Educação e Cultura), Danilo Garcia (Obras e Infraestrutura), Marcelo Albertini (Fazenda), Berenice Del Buono (Agricultura e Desenvolvimento Rural), Paulo Sete (Serviços Municipais) entre outros servidores municipais, representantes da iniciativa privada e população em geral.