Horta Municipal teve sua primeira colheita

Horta Municipal teve sua primeira colheita

Na manhã de 1º de agosto aconteceu a primeira colheita de hortaliças da Horta Municipal de Serra Negra, desde sua reativação pela administração Elmir Chedid no início deste ano.

Com o portão de acesso localizado na Estrada Municipal João Bigarella, ao lado da Escola Estadual Professora Franca Franchi, Bairro da Serra, a Horta Municipal está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Inicialmente está abastecendo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que fornece alimento às escolas municipais e estaduais de Serra Negra.

São 4.800 m² de área, dos quais 1.800 m² estão em uso.

Na segunda-feira, a colheita foi executada pelos servidores José Joaquim Moreira de Lima e Antônio Rubens Domingues. O encarregado da Cozinha Piloto Sérgio Polidoro, o auxiliar Pedro Lima e o motorista Luiz Venturin foram receber, ensacar os alimentos e levá-los diretamente às escolas do município. A Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural Berenice Del Buono acompanhou todo o procedimento.

Ao todo foram: 320 pés de alface, 70 maços de couve manteiga, duas caixas de rabanete, 40 maços de salsinha, 40 maços de coentro, 40 maços de hortelã e 30 maços de rúcula. Tanto a alface, quanto a rúcula tiveram suas mudas oriundas do viveiro que a municipalidade mantém no Parque Represa Dr. Jovino Silveira.

Mais mudas serão plantadas a partir de 8 de agosto: milho, feijão, cenoura e chuchu. Ainda no segundo semestre de 2022 serão cultivados beterraba, berinjela, vagem, cebolinha, camomila, abobrinha, manjericão e alecrim. Também há um projeto para criação de uma estufa em que serão produzidas mudas a partir de 2023.