PREFEITURA FEZ 2.432 CASTRAÇÕES EM CÃES E GATOS DESDE 2021

A Prefeitura de Serra Negra promoveu um mutirão de três dias para a castração de castração de cães e gatos. Nos dias 11 e 12 de abril, a estrutura foi montada no estacionamento do Centro de Convenções, ocasião em que 245 pets foram esterilizados.

A esse número somam-se 736 em 2021, 688 em 2022 e 763 em 2024, totalizando 2.432 castrações desde 2021.

Além da castração, a Prefeitura oferece os medicamentos pós-operatórios, mantendo um médico veterinário à disposição nos primeiros dias após a cirurgia e coloca um chip subcutâneo com as informações necessárias para identificar o animal e seu tutor.

Segundo o Conselho Regional de Medicina-Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), “No Brasil, a questão do abandono representa um problema de saúde pública. Os centros de abrigo e organizações não governamentais encontram-se superlotados e não conseguem recolher e cuidar de todos os animais que aparecem diariamente em seus portões. Uma das soluções viáveis para amenizar este impasse é a castração cirúrgica de cães e gatos. O método apresenta-se como alternativa eficaz no controle populacional e propicia a redução da natalidade sem agredir os direitos e bem-estar dos animais”.

A Prefeitura promove, periodicamente, campanhas de castração de cães e gatos. Os tutores devem ficar atentos às redes sociais da Prefeitura e seu site que divulgam abertura de inscrições.

#SerraNegra #Saúde #BemEstarAnimal #Castração #ods3 #ods10 #ods11 #ods17